Circulando pelo bairro da Alta, próximo à Praça Camões e ao Miradouro de Santa Catarina (com uma estátua do gigante Adamastor), está o Fumeiro de Santa Catarina, um "restobar" (ok, não usamos esta palavra em português, mas ela cai tão bem para estes tipo de local!!!!) moderno e rústico que oferece em seu menu pratos inovativos da cozinha portuguesa.
Fomos em um final de noite, dia de clássico na TV e o local estava vazio! O que foi bom para a gente, pois pudemos fotografar o local e perguntar um pouco sobre o restaurante.
O local é pequeno e bem decorado, com luzes baixas (as fotos ficaram um pouco com "ruído" por causa disso. Não uso flash!) e bem propício a um clima romântico!
Diferente de outros restaurantes, eles aceitam de bom grado o menu degustação no qual a Mariana, a chef brasileira por trás do Fumeiro, escolhe um menu conforme o agrado do cliente.
Enquanto a Mariana nos preparava algo, quem nos atendeu foi o Paulo (o rapaz na foto ao lado).
De início, ele nos ofereceu um couvert de pão, queijo de ovelha, azeitonas temperadas e manteiga também temperadas (esta manteiga estava deliciosa! Pedimos bis).
Para beber, ele nos preparou um aperitivo feito com vinho do Porto branco e tônica. Eu apenas provei, como sempre e fiquei na água mesmo!
:(
O couvert |
Como escrevi acima, achamos aquela manteiga tão deliciosa que o Paulo nos ofereceu mais um couvert de pão e manteiga. Mal tínhamos acabado esse segundo couvert, chegou a entradinha:
Uma deliciosa empanada com bacon defumado! (Adoro bacon, mas evito em abundância por achá-lo gorduroso. A sensação que tive era que eles apenas defumaram a parte da carne, deixando de lado a parte gordurosa).
Para acompanhar, uma saladinha mista de rúcula, rabanete e, para equilibrar o amargo dos dois primeiros, tomatinho cereja e rosbife defumado. Não curto muito rosbife, mas este estava diferente dos rosbifes que já comi! Aprovado!
Para beber, eu continuei na água. O Thiago foi de vinho tinto 3 Castas com Syrah, Cabernet Sauvignon e Touriga Nacional. Provei e gostei!
Como prato principal, vieram mais dois pratos deliciosos: um vinagrete com batata bolinha, cebola roxa e polvo defumado (uma combinação muito boa! Não me lembro se foi a primeira vez que comemos polvo, mas adoramos) e um prato de Favas com farinheira (a farinheira é um enchido criado pelos judeus portugueses durante a época da inquisição, como forma de simularem o consumo de carne de porco) e calabresa. Um prato quente e forte que, provavelmente, não deve estar no cardápio nos dias quentes!
Como sobremesa, comemos um bolo de amêndoas com raspas de limão e hortelã e um doce cremoso de ovos.
Durante nosso jantar, perguntamos exatamente o que era Fumeiro. Lembro-me de um amigo, ex aluno, me contando como era o processo de defumação e imaginei que tivesse a ver. Era isso mesmo. Como a expert no assunto era a Mariana, assim que ela terminou os pratos (ela defuma na hora), o Paulo a chamou e ela levou dois dos instrumentos que servem para o processo de defumação e nos mostrou como funcionava!
Preços:
Os valores dependem, claro, do que for pedido, mas é possível fazer um almoço ou jantar por menos de 20€
Reservas: Por ser pequeno, aconselho fazer reservas. Fizemos pelo email geral.fumeiro@gmail.com, mas vimos que em Portugal, o uso do FACEBOOK é muito frequente e creio que seja possível reservar por ali também.
Endereços:
Travessa Do Alcaide, 4C, Lisboa 1200-013, Portugal
https://www.facebook.com/fumeirosantacatarina
Gostou (ou não) do local, quer ajudar outros viajantes a fazer uma boa escolha, mas não tem tempo ou vontade de escrever grandes relatos sobre isso?
Os avalie no Tripadvisor!
Isso nos ajuda a escolher um bom hostel, hotel ou restaurante e os incentiva a nos dar sempre um bom atendimento e estadia!
Nenhum comentário:
Postar um comentário